Palavras das Presidentes

Há 14 anos (2010), a FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama, realizou em parceria com IAGP o 17º Congresso Brasileiro de Psicodrama e o 1º Congresso Latinoamericano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais, em Águas de Lindóia (São Paulo). Tendo como Presidente Milene De Stefano Feo. O Tema foi: “O Tempo para o Tempo¨ ?. No ano de 2004, foi realizado em Belo Horizonte o 14º Congresso Brasileiro de Psicodrama tendo como presidente Maria Cecília Veluk Dias Baptista. O tema foi: “A sociedade Brasileira Em Cena. A Ação Transformadora do Psicodrama.” No próximo ano(2024), a Febrap ( Federação Brasileira de Psicodrama) realizará, em parceria com o IAGP, o 24º Congresso Brasileiro de Psicodrama e o 2º Congresso Latinoamericano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais – IAGP, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil , nos dias 11 a 14 de setembro.
O Tema será: “Que Mundo Queremos? Eu, Você , Nós!”
Ao longo dos anos os congressos realizados pela Febrap vem propondo temas reflexivos sobre a sociedade vigente.
Sabemos que o grande sonho de Moreno era o de criar um encontro, onde pudessem unir todas as abordagens terapêuticas. Seu filho caçula nasceu como o IAGP- Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais.
Em 2024, queremos somar esforços para manter a tradição dos encontros anteriores, que apresentaram trabalhos de excelência acadêmica, diversidade, diálogo entre linhas teóricas diversas, diferentes culturas, realidades sociais, enfim, tudo aquilo de melhor que sabemos. Será o produto de um bom trabalho de grupo.
Desejamos contar como alinhamento de todos com os ideais morenianos de transformação da sociedade, para que essa se torne inclusiva e protagonista da sua história.
Traremos com suporte da tecnologia, inovação e recursos que ampliam as possibilidades de trocas de experiências e elaboração do conhecimento, incluindo, novamente no Congresso, a modalidade virtual, existente desde 2020, favorecendo ainda mais oportunidades de encontros. Deixaremos um legado com registros eletrônicos em vídeos posters , Anais, entre outras propostas em construção.
Estas e outras novidades aguardam por vocês! Sejam todos bem vindos ao 24º Congresso Brasileiro de Psicodrama e 2º Congresso IAGP Regional Latino-Americano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais !!!

Maria das Graças de Carvalho Campos
Ana Cristina Caldeira

Prezados participantes do II Congresso Regional Latino-Americano da IAGP,

É com imensa alegria e honra que me dirijo a todos vocês neste momento tão especial, no qual nos preparamos para celebrar a segunda edição do Congresso Regional Latino-Americano da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (IAGP). Este é um evento de grande significado para nossa comunidade e para o campo das práticas grupais em nossa região.

Como presidente da IAGP, é um privilégio representar uma organização que tem como missão promover o desenvolvimento internacional das intervenções grupais, nas áreas da prática clínica, consultoria, educação, pesquisa e em contextos socioculturais. Acreditamos firmemente no poder transformador dos grupos e no valor das conexões que se formam por meio desse processo.

Este congresso é uma expressão viva dessa crença. Reunir profissionais de toda a América Latina e de outras regiões para compartilhar experiências é uma oportunidade ímpar de enriquecimento mútuo. Nossas diferenças culturais, perspectivas teóricas e abordagens práticas podem ser o combustível para inovações que impactarão positivamente nossas comunidades e a sociedade em geral.

A IAGP tem se empenhado em ampliar seu alcance global, promovendo a diversidade, a equidade e a inclusão em nossa comunidade. Este congresso reflete esse compromisso. Aqui, damos as boas-vindas a todos, independentemente de origem, língua ou experiência anterior. Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e ouvidos.

A segunda edição deste congresso é um testemunho de nosso compromisso em fortalecer os laços dentro da comunidade latino-americana da IAGP. A troca de ideias, a discussão de experiências e a exploração de novas abordagens são vitais para o avanço de nossa disciplina.

Além disso, buscamos continuidade e inovação. Temos um legado de 50 anos desde a fundação da IAGP por Jacob Levy Moreno, um visionário cujo trabalho continua a inspirar gerações de terapeutas de grupo em todo o mundo. Continuamos honrando seu legado e o de outros co-fundadores, que trouxeram importantes contribuições ao longo desses 50 anos, ao mesmo tempo em que buscamos inovações que possam levar nossa disciplina a novos patamares de eficácia e relevância.

Este congresso não é apenas um evento; é um ponto de encontro. É uma oportunidade de aprendizado, crescimento e colaboração que, espero, resultará em avanços significativos em nossas práticas clínicas e pesquisas.

Aproveitem ao máximo este congresso, envolvam-se nas discussões e conexões que se formarão e saiam daqui inspirados e revigorados em sua jornada profissional. Agradeço a cada um de vocês por fazerem parte desta comunidade vibrante e por contribuírem para o avanço das práticas grupais na América Latina e além.

Que este congresso seja um marco em nossas vidas profissionais e pessoais, e que as amizades e colaborações aqui iniciadas perdurem por muitos anos.

Com gratidão e entusiasmo,

Heloisa Fleury, Presidente, Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (IAGP)

Embora a Federação Brasileira de Psicodrama – FEBRAP mantenha os objetivos iniciais desde sua fundação em 1976, titular os psicodramatistas, manter a Revista Brasileira de Psicodrama e realizar um Congresso Brasileiro de Psicodrama bienalmente, os desafios dos últimos anos foram muitos. Em especial após a pandemia da Covid-19, tivemos mudanças importantes.   

Com 26 escolas federadas que formam este coletivo, hoje temos uma sede própria em São Paulo, mas estamos conectados por plataformas virtuais com todos os lugares do Brasil e do mundo. Sempre itinerantes, nossos congressos hoje ocorrem de forma híbrida, sendo um congresso presencial e um online, paralelamente.  

Nossa revista, a Revista Brasileira de Psicodrama, deixou de ser impressa para ser virtual ascendendo a novas plataformas e sendo lida internacionalmente.  

As redes sociais da FEBRAP se multiplicam e o movimento psicodramático, nem sempre ligado diretamente à Federação, mantém-se conectado.  

O trabalho iniciado no EM CENA do 20º Congresso Brasileiro de Psicodrama tornou-se um projeto oficial – Psicodrama Público de Diadema (PPDOL) dirigido por psicodramatistas de várias escolas de Psicodrama.  

O 24º CBP vem com novidade: retomamos a parceria com a IAGP (Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais).   CBP e IAGP já estiveram juntos na realização do 17º Congresso Brasileiro de Psicodrama, em 2010. Os desafios de um congresso internacional junto ao nacional, de forma híbrida e estimulando novas produções, nos fortalecem. 

Desejamos que novos frutos sejam gerados na parceria cada vez mais forte com a IAGP, assim como com o FIP (Fórum Ibero-americano de Psicodrama), realizador, junto com a atual gestão da FEBRAP do 14º CIP (Congresso Ibero-americano de Psicodrama) ocorrido em 2023, no Brasil. 

 

Diretora de Eventos – Viviane Almeida

Presidência – Andréa Claudia de Souza 

Gestão 2023/2024 

 

pt_BR